Gestor IDSS Simulador x Gestor IDSS Premium: qual o ideal para a sua operadora?

Postado em 2 de junho de 2021 às 16:15
Gestor IDSS

É impossível dizer que a tecnologia não foi capaz de modificar a forma como vivemos, incluindo diversos aspectos do dia a dia, como o cuidado com a saúde. Ao evidenciar a necessidade de novas soluções e mecanismos avançados, alguns produtos e softwares surgem para atender demandas da área, como o Gestor IDSS, ferramenta focada na governança de dados da saúde suplementar. 

É possível observar, nos últimos anos, como a tecnologia tornou-se uma aliada para os profissionais da saúde e aqueles que atuam na gestão e organização dessas instituições. Com soluções que incluem inteligência artificial, Big Data e até mesmo robótica, os grandes beneficiados são os pacientes. 

Para ter uma ideia de como a tecnologia já modificou a maneira como cuidamos da saúde, acompanhe esses dados. De acordo com um levantamento realizado pela Accenture, divulgado pela Exame em 2016, 61% dos profissionais da saúde que atuam em solo nacional já usavam ferramentas de TI para observar os pacientes e otimizar o tempo da consulta. Com a expansão da telemedicina e a inclusão da IoT (Internet of Things), esse cenário evoluiu. 

Os números são animadores e evidenciam as novidades que já estão em funcionamento. Entretanto, sabemos que é possível melhorar ainda mais, o que inclui processos internos. 

Confira o conteúdo completo e saiba como o Gestor IDSS pode ajudar operadoras de saúde a transformar a saúde suplementar brasileira! 

O que é o Gestor IDSS?

Não dá para falar de tecnologia na saúde suplementar sem mencionar o Gestor IDSS, sistema criado para auxiliar as operadoras de saúde no levantamento, análise e envio de informações para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tendo como foco a melhora do IDSS. 

A ferramenta contribui com a qualificação dos dados das guias do Monitoramento TISS, além de ajudar na simetria de informações, simulação da pontuação do IDSS e análises para aumento de desempenho. 

Vale ressaltar que o Gestor IDSS é uma ferramenta, portanto, é fundamental que a equipe que está à frente do processo inclua todos os dados no sistema. Só assim será possível contar com as facilidades da solução. 

Vantagens do Gestor IDSS

Para compreender um pouco mais o funcionamento dessa ferramenta e como a solução pode facilitar o dia a dia dos colaboradores, listamos alguns benefícios. Confira:

  • Melhorias nos resultados dos indicadores, impactando no aumento da pontuação do IDSS;
  • Perspectiva do IDSS, nos indicadores dependentes das Guias TISS;
  • Objetividade no envio de dados TISS à ANS;
  • Alinhamento TISS x DIOPS;
  • Diminuição das chances de autuações pela ANS;
  • Levantamento de oportunidades de melhorias por meio da proposição de melhorias pela Blendus.

Por meio do Gestor IDSS será possível comparar e saber quais Guias TISS foram incorporadas ao sistema da Agência, facilitando a validação dos documentos encaminhados e a detecção de inconsistências. 

Com as correções e melhorias apontadas pelo sistema, fica mais fácil prever qual será o resultado do IDSS, além de conferir quais indicadores estão conforme o esperado pela operadora. 

É fundamental superar os  desafios relacionados à confiabilidade dos dados em saúde, pois eles são a base para entender a jornada de cuidado dos beneficiários, além de principal insumo para tomada de decisões. 

Informações confiáveis viabilizam a aplicação de novas tecnologias baseadas em dados, possibilitando a adoção de novos modelos de cuidado — centrados no paciente, alinhados à sustentabilidade dos negócios e facilitadores da transformação digital da saúde.

Diferença ente Gestor IDSS Simulador e Premium 

Pensando em oferecer a melhor solução para cada uma das operadoras ou cooperativas de saúde, a Blendus oferece atualmente dois módulos do Gestor IDSS: Simulador ou Premium. 

O módulo Simulador é indicado para os casos em que é necessário o controle da qualidade dos dados TISS e a previsibilidade nas pontuações do IDSS e indicadores, contribuindo com a simulação dos resultados durante o ano-base. Com a autonomia da operadora, é possível avaliar os arquivos que são postados no sistema. Após anexar todas as guias que devem ser enviadas para a Agência e os lotes de retorno, alguns algoritmos garantem a qualidade dos dados incorporados na base da ANS.

Já o Gestor IDSS Premium é a melhor opção para as operadoras que procuram excelência assistencial e operacional ou buscam uma acreditação pela Resolução Normativa Nº 452. O modelo Premium conta com diversos recursos para potencializar a melhoria contínua conforme o Padrão TISS e o alinhamento com as diretrizes do IDSS. Ele oferece maior amplitude na validação dos dados, pois abrange também informações cadastrais dos beneficiários e dos prestadores de saúde registrados pelo RPS.

Ao escolher a opção Premium, além de ter acesso aos serviços do Simulador, ainda é possível usufruir das seguintes vantagens: 

  • Cruzamento de dados das guias TISS com SIB (CNX);
  • Cruzamento de dados do TISS com RPS (prestadores);
  • Validação do CBO (especialidades médicas) com CFM;
  • Mentoria para correções de guias TISS;
  • Acompanhamento Razão TISS x DIOPS;
  • Diagnóstico de conformidade ao Padrão TISS;
  • Proposição de melhorias em processos e sistemas;
  • Reuniões trimestrais estratégicas com gerência/diretoria. 

Com tantas funcionalidades, esse pode ser o modelo ideal para auxiliar as cooperativas de saúde na manutenção e avaliação dos dados importantes. 

Acredita que essa pode ser a melhor solução para a sua instituição ou corporativa de saúde e quer conferir mais informações? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e solucione todas as suas dúvidas! Estamos aqui para te ajudar. 

E se você gostou desse conteúdo, comente! Conte sobre quais temas você gostaria de ler aqui no Blog da Blendus!





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Whatsapp