Conquiste o IDSS que sua operadora merece

Gestão estratégica dos indicadores assistenciais, baseado em dados qualificados das guias TISS

Saiba mais →

Conheça o Gestor IDSS

O Gestor IDSS é a solução ideal para a gestão de indicadores e melhoria contínua. Converse com os nossos especialistas e descubra como melhorar o IDSS da sua operadora.

Conheça Gestor IDSS

A solução

A solução Gestor IDSS é focada na melhoria do IDSS pela Qualificação de Dados TISS, fazendo a interface na regulação de dados entre operadora e ANS, principalmente no Monitoramento TISS, para conformidade e aumento da simetria de informações. Inclui módulo Simulador IDSS para acompanhar os indicadores assistenciais, conferindo previsibilidade e análise das oportunidades para elevação do desempenho junto a ANS.


Como fazemos

Através de algoritmos modernos em banco de dados aliados ao conhecimento e experiência da equipe com o Padrão TISS, nós analisamos, higienizamos e qualificamos o grande volume de dados das guias de utilização do plano de saúde, automatizando o processo de Envio de Dados à ANS e garantindo a consistência das informações.


Por que utilizar

A conformidade dos dados das guias ao Padrão TISS, incorporados na base ANS impacta diretamente no IDSS, visto que desde o ano-base 2017 a ANS adotou nova metodologia de cálculo onde 18 indicadores passaram a utilizar a TISS como fonte de dados. Os relatórios e análises executadas pelo Gestor IDSS oferecem transparência e previsibilidade nos resultados das operadoras, garantindo maior assimetria entre as informações e a realidade da assistência praticada pelas operadoras. A baixa qualidade das informações enviadas pelas operadoras para a ANS pode trazer prejuízos nas pontuações dos indicadores e, consequentemente, à imagem das operadoras no mercado.

Melhore o IDSS 2021 (ano-base 2020) da sua Operadora de Planos de Saúde

Benefícios e Diferenciais

Descubra como o Gestor IDSS pode contribuir para melhorar o IDSS da sua operadora.

Consistência

Precisão e conformidade dos dados TISS
  • ✓ Evidenciação das não-conformidades que prejudicam indicadores e/ou aderência regulatória
  • ✓ Detecção de inconsistências nos dados, identificando as guias ou itens que necessitam de correções
  • ✓ Relatórios de críticas associadas à documentação do Padrão TISS
  • ✓ Redução da assimetria de dados com a realidade assistencial da operadora
  • ✓ Correção dos dados das guias, conforme solução contratada
  • ✓ Melhorias nos resultados dos indicadores e maior nível de confiança nas informações

Eficiência

Informações confiáveis para decisão
  • ✓ Previsibilidade nos resultados do IDSS
  • ✓ Cenários para evidenciar ações/investimentos com maior impacto no IDSS
  • ✓ Alinhamento TISS x DIOPS para aderência regulatório
  • ✓ Informações consistentes para tomada de decisão
  • ✓ Redução dos riscos de autuações pela ANS
  • ✓ Aderência às formas de remuneração praticadas pela operadora

Melhoria Contínua

Proposições de melhorias para autonomia
  • ✓ Apresentação e orientações sobre não-conformidades encontradas
  • ✓ Promoção da autonomia/independência do cliente
  • ✓ Assertividade e tranquilidade no Envio de Dados TISS à ANS (Monitoramento TISS)
  • ✓ Preservar investimentos prévios em sistemas de gestão orientando sobre parametrizações
  • ✓ Métricas de acompanhamento da evolução da qualidade dos dados
  • ✓ Recomendações de adequação da assistência para aumento no IDSS

Metodologia de trabalho

Nossa equipe de especialistas utiliza diversas técnicas de tratamento, correção e qualificação de dados para alcançar a qualidade necessária das informações dos planos de saúde. Confira a seguir as etapas da nossa metodologia de trabalho:

Validação das guias e detecção das inconsistências

Com mais de 15 anos de experiência em planos de saúde e mais de 20 anos de experiência em bancos de dados, nossa equipe utiliza ferramentas modernas e aplica técnicas avançadas e precisas de tratamento de dados para analisar e detectar inconsistências nos dados referentes à utilização dos planos de saúde.

Higienização e Correção de Dados

Especialidade médica preenchida incorretamente nas consultas eletivas; campos com dados incompatíveis com os procedimentos; mapeamento inadequado dos procedimentos. Essas são apenas algumas das inconsistências frequentemente encontradas no grande volume de dados de faturamento das guias TISS. Para validar e regularizar essas informações, nossa equipe de especialistas aplica algoritmos e atua de maneira efetiva na higienização e correção dessa base de dados.

Refinamento e Qualificação dos Dados

Nossos algoritmos utilizam bases de dados externas confiáveis (como DATASUS, Conselho Federal de Medicina e ANS) para corrigir as inconsistências das guias que não puderam ser resolvidas a partir da base de dados interna da operadora. Essa ação de refinamento e qualificação de dados tem reflexo direto na melhoria dos indicadores IDSS.

Autonomia do cliente

A interconexão das regras do Padrão TISS com a realidade do cliente e seus dados produz as evidências que irão embasar nossas recomendações. Para uma verdadeira transformação digital da saúde, precisamos construir de maneira colaborativa o conhecimento que irá otimizar os processos e elevar a qualidade de atenção à saúde oferecida pela operadora aos beneficiários. Para nós é uma grande satisfação testemunhar a maturidade de nossos clientes na gestão da qualidade dos processos e dos dados TISS.

Estratégia de melhoria contínua

Entendemos que as melhorias permanentes irão garantir os melhores resultados no longo prazo. Apoiamos as operadoras nas correções retrospectivas dos dados para evitar prejuízos imediatos, porém ressaltamos que é essencial uma estratégia de melhoria contínua nos processos onde se originam os dados, para que sejam gerados com nível aceitável de qualidade.

Revisão dos Resultados

Simulações e projeções dos indicadores do IDSS conferem transparência e previsibilidade, além de potencializar a identificação de oportunidades. Por isso, sugerimos reuniões trimestrais para revisão dos resultados e, de maneira colaborativa, identificar oportunidades de maior retorno sobre eventuais investimentos para melhorar a assistência aos beneficiários.

Módulos do sistema Gestor IDSS

Conheça os módulos da solução que irá auxiliar sua operadora a alcançar a faixa de excelência do IDSS.

Simulador IDSS

  • ✓ Simulação e Projeção do IDSS
  • ✓ Relatórios de críticas das guias e itens (detenção de inconsistências)
  • ✓ Análise da qualidade dos dados mais relevantes para indicadores do IDSS
  • ✓ Relatórios para alinhamento TISS x DIOPS
  • ✓ Proposições de melhorias dos dados para conformidade ao Padrão TISS
  • ✓ Projeções e Revisões de resultados com reuniões trimestrais.

Monitor TISS

  • ✓ Incluso: Simulador IDSS
  • ✓ Correção e qualificação de Guias TISS
  • ✓ Geração dos arquivos XTE/ZTE e Guias incorporadas na ANS
  • ✓ Acompanhamento do alinhamento TISS x DIOPS
  • ✓ Proposição de melhorias em processos
  • ✓ Proposição de melhorias nas parametrizações do sistema de gestão, preservando investimentos prévios.

Sobre a Blendus

O Gestor IDSS foi desenvolvido pela Blendus, empresa de base tecnológica de Florianópolis que faz parte do ecossistema de inovação fomentado pela ACATE (Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia).

Especializada em soluções de software para governança de dados para planos de saúde, suas características de inovação foram determinantes para conquistar o apoio do Sebrae/SC e Acate. A Blendus é graduada pela incubadora MIDITEC, eleita a melhor incubadora de base tecnológica no Brasil e quinta melhor do mundo.