Alterações da Ficha do Ano-base 2023: O Que Você Precisa Saber

Postado em 27 de fevereiro de 2024 às 08:55
Alterações da Ficha do Ano-base 2023 O Que Você Precisa Saber

A ANS disponibilizou a ficha dos indicadores do IDSS 2024/ano-base 2023, na NOTA TÉCNICA Nº 414/2023/GEEIQ/DIRAD-DIDES/DIDES, em 21/08/2023, com atualizações e novos indicadores. As operadoras terão até 30 de abril de 2024, data de corte do ano-base 2023, para informar seus dados TISS nos sistemas utilizados para o processamento dos indicadores do Programa. Assim, surge uma oportunidade para as operadoras tratarem as informações e realizarem eventuais correções necessárias antes do término do prazo, o que representa novos desafios.

Entre as principais alterações nos Indicadores do IDSS 2024, citadas a seguir, destacam-se a inclusão de pontuação para os indicadores 2.6 e 2.7 de hospitais e laboratórios com certificações reconhecidas pela International Society for Quality in Health Care (ISQUA), e a inclusão de dois novos indicadores. Além disso, há alterações de escopo e forma em alguns indicadores.

IDSS 2024 com a Adição de Indicadores e Atualizações

Novos Indicadores

  • 2.9 Taxa de Dentes Permanentes com Tratamento Endodônticos
    Indicador com peso zero em 2023. Tem como objetivo aumentar o número de indicadores que avaliam o acesso nos planos do Segmento Odontológico.
  • 2.10 Frequência de Utilização de Rede de Hospitais com Atributo: Qualidade Monitorada
    Indicador Bônus – aumenta a nota da dimensão IDGA em até 20%. Tem como objetivo incentivar as operadoras a estimularem sua rede prestadora hospitalar a participar do PM-Qualiss Hospitalar, programa que avalia o desempenho dos prestadores de serviços hospitalares que atuam na saúde suplementar, por meio de coleta mensal de indicadores assistenciais.

Alterações de Escopo

Referentes à:

  • Atualização/ajuste/inclusão de Pontuação, Condições, método de cálculo, e/ou métricas.

Alterações de Forma

Referentes à:

  • Atualização das remissões à normativos (alterados no processo de estoque regulatório);
  • Atualização de referências bibliográficas;
  • Ajustes textuais para esclarecer a definição do indicador;
  • Ajustes de redação para conferir maior clareza ao texto.

Abaixo segue a quantidade e relação de indicadores de acordo com sua classificação:

Quantidade e relação de indicadores de acordo com sua classificação.

Portanto, nossos analistas estão disponíveis para auxiliar as operadoras a compreenderem o impacto dessas mudanças no seu IDSS e a melhorarem o envio de seus dados para atenderem à regulação.

Então contate-nos para saber como podemos auxiliar sua operadora a gerenciar o IDSS e conquistar o desempenho que merece! Fale com a Camilla e agende a avaliação gratuita do IDSS de sua operadora.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Whatsapp