Indicador Bônus no IDSS: 2.10 Oportunidade para a Operadora!

Postado em 20 de maio de 2024 às 15:12
Indicador Bônus no IDSS: Utilização de Hospitais Monitorados

Caro leitor, todos sabemos da dificuldade que as operadoras encontram para performar na segunda dimensão do IDSS (IDGA). Neste post, vamos discutir um indicador bônus do IDSS, criado no ano-base 2023, o 2.10, que mede a Frequência de Utilização de Rede de Hospitais com Atributo: Qualidade Monitorada. Acompanhe para entender como essa novidade pode impactar as operadoras de saúde e como incentivar a participação dos prestadores de serviços de saúde nesse programa.

Novo indicador bônus no IDSS 2024

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) incluiu um indicador bônus ainda no IDSS 2024, o 2.10, que visa medir a proporção de utilização de rede de hospitais gerais participantes do Programa de Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar (PM-Qualiss Hospitalar).

Para participar do programa, os hospitais gerais devem possuir acreditação ou certificação no QUALISS, garantindo assim a qualidade dos serviços prestados. Um edital para inscrição de novos hospitais está aberto até 30 de junho de 2024.

Pontos de atenção

É importante incentivar os prestadores de saúde da Rede própria e os com maior volume de atendimento em sua rede a participarem do programa. Destaque os benefícios e a importância da participação para a melhoria da qualidade da assistência hospitalar.

Além disso, é crucial ressaltar aos prestadores já participantes do programa a importância da participação efetiva, que requer o relato de dados nas 12 competências do ano-base avaliado. Vale destacar que essa participação pode contribuir para um incremento na pontuação da 2ª dimensão do IDSS entre 5 e 20%.

Conclusão

Em resumo, o indicador bônus IDGA 2.10 do IDSS 2025 apresenta uma oportunidade para as operadoras de saúde melhorarem sua pontuação, incentivando a participação dos prestadores de serviços de saúde no Programa de Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar. Acompanhe de perto essa novidade e não deixe de incentivar seus prestadores a participarem ativamente desse programa. Esse indicador já está descrito e disponível para consulta em nossa Cartilha Indicadores do IDSS 2025 (ano-base 2024).

No sistema Gestor IDSS, os clientes Blendus dos módulos Qualifica e Premium podem acompanhar a listagem dos prestadores enviados no Monitoramento TISS que possuem o atributo de qualidade monitorada e conferir se estão cumprindo os requisitos do Indicador 2.10, de forma a garantir a validação destes na apuração do indicador.

Requisitos do Indicador 2.10

Saiba como o novo indicador bônus do IDSS 2025 pode impactar sua operadora de saúde. Se tiver dúvidas sobre como incentivar a participação dos prestadores no programa PM-Qualiss Hospitalar, entre em contato conosco. Estamos aqui para ajudar!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Whatsapp