A importância da atenção primária à saúde pelas operadoras

Postado em 13 de julho de 2021 às 15:54
atenção primária à saúde

Quando o assunto é sustentabilidade da saúde suplementar, a atenção primária à saúde deve estar sempre em destaque. Isso porque, ações com foco em promover e proteger a saúde dos beneficiários devem fazer parte da estratégia para fortalecer o sistema de saúde, oferecendo atendimento aos pacientes de maneira preventiva e continuada.

A atenção primária à saúde diz respeito à  integração de ações preventivas em primeiro nível para indivíduos e comunidades. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da APS é enfatizar a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde para impactar de maneira positiva o cenário atual da população.

Para a ANS, a APS é de grande importância para todas as operadoras, tanto para organizar as entradas em pronto-socorro, como também para que exista um cuidado mais qualificado aos beneficiários, evitando que haja desgaste ou gastos excessivos com situações que poderiam ser poupadas previamente.

Neste artigo, você verá que a APS é crucial para a saúde suplementar, tanto para as operadoras quanto para os beneficiários. Acompanhe:

A importância da Atenção Primária à Saúde

A atenção primária à saúde tem o principal objetivo de promover a saúde das pessoas de forma preventiva, e não necessariamente realizar o tratamento de doenças.

Esse tipo de ação é extremamente importante para todo o sistema de saúde, pois, com a preocupação em evitar diagnósticos mais complexos, a APS atua como um filtro para organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, desde de casos mais simples aos mais delicados. 

Segundo a ANS, o cuidado com a atenção primária à saúde é altamente necessário, tanto que o órgão elaborou uma certificação de boas práticas para estimular as operadoras de planos de saúde a intensificar os cuidados de primeiro nível com seus beneficiários, utilizando redes de atenção ou linhas de cuidado em atenção primária certificadas por estabelecimentos reconhecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Entenda, a seguir, como a APS pode favorecer as operadoras de saúde e seus beneficiários:

Os benefícios da APS para as operadoras de saúde

Quando falamos em atenção primária à saúde, os benefícios não se limitam somente aos beneficiários. As operadoras de saúde também são impactadas positivamente com as ações que visam potencializar o primeiro nível de atendimento. As principais vantagens que a APS pode proporcionar às operadoras são:

  • evita o desperdício de recursos;
  • redução de custos assistenciais;
  • redução de sinistralidade;
  • aumento na pontuação no IDSS;
  • elaboração de opções mais acessíveis para os beneficiários;
  • diminuição do uso indevido de pronto-socorro.

A importância da APS para os beneficiários

Quando o sistema de saúde conta com ações propícias à atenção primária à saúde, a população é beneficiada em todas as esferas, tendo impactos positivos em curto, médio e longo prazo. 

A razão disso é simples: uma população que se preocupa em cuidar da saúde preventivamente, reduz fortemente as chances de desenvolver doenças mais sérias. Vale ressaltar que poder contar com um bom programa de atenção primária à saúde está diretamente ligado à qualidade e excelência da operadora. 

 Veja a seguir os impactos da atenção primária à saúde para os beneficiários:

  • melhoria da qualidade de vida e bem-estar;
  • acesso a diagnósticos precoce;
  • direcionamento para atendimento adequado, aumentando a eficiência do tratamento necessário;
  • atendimento familiar, com atenção a fatores hereditários e sanitários.

A atenção primária à saúde deve ser vista como base do atendimento médico e da estratégia principal das operadoras de saúde que visam seguir as diretrizes do IDSS e, como consequência, aumentar seu desempenho neste índice. É a partir dela que se torna possível filtrar e organizar os níveis de atendimento e promover melhores condições de manutenção da saúde. Proporcionar ações que contribuem com esse objetivo eleva a qualidade percebida da operadora e auxilia no processo de melhoria contínua da qualidade de vida dos beneficiários.

Quer saber mais como aumentar a pontuação no IDSS? Continue a leitura de nossos conteúdos no blog Blendus e em nossas redes sociais.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Whatsapp