Resultado preliminar IDSS-TISS: o que fazer?

Postado em 5 de outubro de 2023 às 11:27
Resultado preliminar IDSS-TISS 2023 (ano-base 2022): o que fazer?

Todos os anos as operadoras de saúde aguardam com expectativa a divulgação do resultado preliminar do IDSS. Esse resultado preliminar do IDSS é uma prévia de como as operadoras foram avaliadas no referido ano-base.

Mas o que fazer ao receber o resultado preliminar do IDSS-TISS? Veja o passo a passo de como aproveitar melhor o resultado preliminar:

Verifique a pontuação de cada dimensão

A nota do IDSS é importante, mas a análise da pontuação da operadora obtida em cada dimensão revela potenciais prioridades de atuação para o próprio ano-base vigente.

Dessa forma, além de compreender os dados já enviados, a operadora pode atuar tanto para minimizar a repetição de um eventual resultado baixo no ano-base vigente, quanto para ampliar as chances de aumentá-lo.

Analise a pontuação por indicador

Confira se há alguma distorção significativa em relação ao que é costumeiro e se há um motivo para essa mudança.

Compare o histórico da pontuação obtida nos anos anteriores com as ações realizadas no referido ano-base.

Utilize a ficha técnica dos indicadores

Ao analisar o desempenho de cada indicador, atenha-se ao preconizado pela agência reguladora na ficha técnica dos indicadores.

Há bastante conteúdo técnico que explica uma eventual queda ou elevação no resultado de algum indicador e, é uma excelente prática que auxilia a operadora a alinhar suas iniciativas ao que é preconizado no Padrão TISS.

Revise a parametrização do sistema de gestão

É oportuno lembrar que 21 dos 33 indicadores do IDSS usam a TISS como fonte de dados.

Não é incomum que, após um resultado do IDSS abaixo do esperado, as operadoras investiguem o motivo e percebam a necessidade de parametrizar o sistema de gestão conforme as diretrizes do Padrão TISS.

Atue em equipe

Operadoras que conquistam e mantêm seu IDSS na faixa de excelência, de acordo com seus processos e com a realidade assistencial prestada, têm por hábito a atuação conjunta e interdisciplinar entre as diversas áreas geradoras dos dados TISS.

Prepare e encaminhe a contestação

A ANS está aberta a responder eventuais questionamentos das operadoras de saúde que tenham identificado divergências, e estabelece para tanto um prazo limite para contestação.

Isso torna a análise minuciosa dos resultados preliminares ainda mais decisiva para a operadora, pois antece a publicação do resultado final alguns meses depois. É muito mais produtivo que eventual discordância seja dirimida na fase do resultado preliminar, pois aumenta as chances de se ter uma resposta favorável e, além disso, permite à operadora atuar.

Em síntese, não deixe de:

  • Avaliar cada indicador com seu time;
  • Priorizar os indicadores que mais se afastaram do esperado;
  • Procurar identificar eventuais motivos dessa diferença entre o publicado e o que haviam previsto;
  • Preparar tecnicamente eventuais questionamentos.

Lembre-se de que, se houver contestação, sua operadora pode enviar questionamentos até a data limite informada pela ANS.

Há alguns fatores ocultos que podem estar penalizando sua pontuação sem necessidade, e nós trazemos a clareza necessária para identificar a origem do dado e qualificá-lo adequadamente.

E, ao final, queremos saber: você tem acertado as previsões do IDSS de sua operadora? Ou tem se surpreendido?




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*