Desafios e soluções na gestão de dados regulatórios

Postado em 30 de junho de 2023 às 09:13
Você analisa os dados ou os envia para cumprir obrigação?

A gestão de dados regulatórios na saúde suplementar envolve tanto a análise dos dados quanto o cumprimento das obrigações estabelecidas pelos órgãos reguladores. Os dados coletados nesse contexto são valiosos para:

  • monitorar o desempenho das operadoras de planos de saúde;
  • identificar tendências;
  • melhorar a qualidade dos serviços; e,
  • garantir a conformidade com as regulamentações vigentes.

E esta análise desempenha um papel fundamental na identificação de padrões e insights relevantes tanto para a própria operadora, quanto para a experiência de seu beneficiário. Por meio dela, é possível extrair informações sobre a utilização dos serviços de saúde, acompanhamento de grupos críticos de beneficiários (idosos, crianças e gestantes, por exemplo), a satisfação dos beneficiários e outros indicadores importantes. Os dados regulatórios são insumo para a tomada de decisões estratégicas e a melhoria contínua dos processos nas operadoras de plano de saúde.

Os dados e o cumprimento das normas e regulamentações na saúde suplementar

No entanto, além da análise dos dados, existe a obrigação de cumprir as normas e regulamentações estabelecidas. No Brasil, por exemplo, o monitoramento TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) é uma obrigatoriedade definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O Padrão TISS consiste em um conjunto de parâmetros e diretrizes para a interoperabilidade entre as operadoras e entre elas e seus prestadores de serviços, visando a padronização e a transparência na comunicação.

As operadoras na saúde suplementar não apenas analisam os dados coletados, mas também devem enviá-los de acordo com as obrigações regulatórias, como o Monitoramento TISS. Regularmente, as operadoras devem enviar informações sobre procedimentos realizados, prazos de atendimento, guias de consulta, entre outros dados relevantes.

A importância do software Gestor IDSS

Com o Gestor IDSS, a operadora de plano de saúde tem suas guias analisadas e validadas com detectores de inconsistências. Isso é possível porque o software possui algoritmos avançados para esta leitura e análise. Solicite uma demonstração do Gestor IDSS!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Whatsapp